Equipe Proantar Nordeste

Alejandro E. S. Faustino da Costa

— Pesquisador  / Protozooplâncton —  

Biólogo formado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Mestre e Doutor em Oceanografia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e estudante do curso de bacharelado em Estatística da Universidade Salvador (UNIFACS). Possui interesse nas áreas de bioestatística, oceanografia biológica, limnologia, ecologia e sistemática do plâncton de ambientes marinhos e de águas continentais. Possui experiência no estudo de organismos micro- (diatomáceas, dinoflagelados, silicoflagelados, ciliados, radiolários e foraminíferos, em especial protozoários), meso- (em especial copépodes) e macroplanctônicos, e de suas relações com os parâmetros químicos, físicos, biológicos, espaciais e temporais dentro dos ecossistemas. Atualmente atua como professor da educação profissional no CEEP Recursos Naturais do Centro Baiano.
Link CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/0726267875563783

Amaro Emiliano Trindade Silva

— Pesquisador  – Analise de microbiomas —  

Bacharel em Microbiologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000), com Mestrado (2003) e Doutorado (2009) em Genética pelo Instituto de Biologia da UFRJ, e pós doutorado (2012) pela Universidade de São Paulo (USP), Amaro foi bolsista de doutorado sanduíche (2006-2008) na Oregon Health & Science University (OHSU, Oregon-USA) desenvolvendo pesquisa sob orientação da Profa. Margo Haygood. Entre 2012 e 2014, Amaro atuou como professor/pesquisador celetista do Mestrado Profissional em Bioenergia da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC), Salvador – BA, e como professor credenciado aos Programas de Mestrado em Biotecnologia (ICS) e de Pós-Graduação em Genética e Biodiversidade (PPGenBio) da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Entre 2015 e 2017 Amaro foi professor visitante do Programa de Pós Graduação em Farmacologia do Departamento de Fisiologia e Farmacologia da Universidade Federal do Ceará. Amaro tem ampla experiência na área de genética, genômica, metagenômica e ecologia microbiana, com enfoque em sistemas simbióticos envolvendo microrganismo e invertebrados marinhos e particular interesse na prospecção biotecnológica de vias metabólicas microbianas voltadas para a síntese de produtos naturais bioativos.
Link CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/3533932156878384

Ana Cecília Rizzatti de Albergaria Barbosa

— Pesquisadora —

Possui bacharelado (2006) em Oceanografia pelo Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (IO-USP). É mestre e doutora em Oceanografia Química e Geológica pelo mesmo instituto (2009 e 2013, respectivamente). Durante o doutorado fez seu projeto sanduíche no Zentrum für Marine Umweltwissenschaften (MARUM-Bremen). Foi pós-doutoranda da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Atualmente é professora adjunta do Departamento de Oceanografia do Instituto de Geociência da Universidade Federal da Bahia. Tem experiência na área de Oceanografia, com ênfase em Oceanografia Química, atuando principalmente nos seguintes temas: poluição marinha, biomarcadores, análise elementar (AE-LECO, AE-EMRI-Thermo), cromatografia líquida (CLAR/UV, CLAR/F), cromatografia gasosa (CG-EM, CG-DIC), contaminação por petróleo, marcadores orgânicos moleculares, geoquímica, isótopos e paleoceanografia .
Link CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/2666263256585897

Anderson de Souza Cabral

– Especialista em citometria  de fluxo —  

Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Anderson Cabral possui Mestrado e Doutorado em Ciências (Biotecnologia Vegetal – modalidade Microbiologia), ambos orientados pela Drª Leda Cristina Santana Mendonça-Hagler. Durante este período adquiriu experiência na área de Microbiologia Ambiental e Biotecnologia microbiana, com ênfase na taxonomia de leveduras e identificação molecular por sequenciamento automatizado. Atuou, principalmente, na bioprospecção de leveduras micocinogênicas (killer) e na identificação de comunidades microbianas de diferentes substratos. Após seu doutoramento, foi convidado a trabalhar no Laboratório de Hidrobiologia – IB/UFRJ, onde desenvolve estudos sobre a biodiversidade de microrganismos aquáticos e com citometria de fluxo aplicada a ecologia e microbiologia aquática. Implementou novos procedimentos para análises de microrganismos em água, sedimentos e permafrost, além de iniciar a série histórica de dados do virioplâncton na Baía de Guanabara (2011-2017), única na América Latina. Atualmente é bolsista de Pós-Doutorado (CNPQ), coordena as atividades de análises e treinamento da Unidade de Citometria Aplicada a Ecologia Aquática e Oceanografia (UCEA) e orienta alunos de nível técnico, graduação e pós-graduação. Além disso, atua no desenvolvimento de projetos de pesquisa em parceria com grupos nacionais, por meio da cooperação com a Universidade Federal de São Carlos ? UFSCar, com o Programa de Pós Graduação em Ecologia ? UFRJ e Instituto de Microbiologia Paulo Goes- UFRJ, e internacionais, com o Institut de Ciències del Mar (Barcelona ? Espanha) e Institute for Coastal Marine Environment (Messina – Itália).
Link CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/4180048239166312

André Telles da Cunha Lima

— Pesquisador —

Possui graduação em Física pela Universidade de São Paulo (1997), mestrado em Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2000) e doutorado em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2005). Atualmente é Professor Associado do Instituto de Física da Universidade Federal da Bahia, atuando na Graduação do curso de Física e Engenharias; na Pós-Graduação do CIEnAm/UFBA (Centro Interdisciplinar de Energia e Ambiente) e na Pós-Graduação de Modelagem Computacional e Tecnologia Industrial do SENAI/CIMATEC. Possui sólida experiência em gestão acadêmica de cursos de graduação, onde já atuou como coordenador em diversos cursos de Computação e Engenharia. Como pesquisador, atua nas áreas de Física, Geofísica e Meio Ambiente com especial interesse em Dinâmica dos Fluidos Computacional (turbulência e transporte de vorticidade), Engenharia Oceânica (interação fluido-estrutura) e Simulações Numéricas em Meios Porosos (reservatórios de água e hidrocarbonetos).
Link CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/6336351545367474

Carlos Alessandre Domingos Lentini

— Pesquisador – Oceanografia Física e Oceanografia por Satélites —  

Bacharel em Oceanologia pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Mestrado em Oceanografia Física pelo Instituto Oceanográfico da USP (IOUSP) e Doutor em Oceanografia Física e Meteorologia pela Rosenstiel School of Marine and Atmospheric Science da Universidade de Miami (RSMAS/UM). Desde 2007 é Professor do Departamento de Física da Terra e do Meio Ambiente do Instituto de Física da Universidade Federal da Bahia (UFBA), atuando nos cursos de Graduação em Oceanografia e Física, e de Pós-Graduação em Geofísica (PPGEOF), Energia e Ambiente (PGEnAm) e Petróleo e Meio Ambiente (POSPETRO), ambos da UFBA. Atualmente é Professor Associado e líder do Grupo de Oceanografia Tropical (GOAT). Tem experiência nas áreas de Oceanografia Física e Sensoriamento Remoto, com ênfase em Dinâmica dos Oceanos, Correntes de Contorno Oeste, Altimetria, Radares Imageadores (SAR) e análise de dados geofísicos (in-situ e numéricos).
Link CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/5969005066506687

Daniele Iudicone

— Pesquisador —  

Possui graduação em Geofísica pela Universidade de La Sapienza, Itália (1995) e Ph.D em Oceanografia Física pela Universidade da Bretanha Ocidental, França (2007). Desde 2009 é pesquisador da Stazione Zoologica Anton Dohrn atuando nas áreas de oceanografia física e ecologia marinha.

Eileen Rocio Niño Zambrano

— Pesquisadora —  

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidad Industrial de Santander – UIS, da Colômbia (2011), Mestra em Geoquímica: Petróleo e Meio Ambiente (POSPETRO) pela Universidade Federal da Bahia – UFBA (2015) e atualmente Doutoranda em Química da UFBA. Tem experiência e conhecimentos nas áreas de: Engenharia Química, Geoquímica do petróleo, Química ambiental na qualidade das águas e alimentos e Química atmosférica.
Link CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/1098188360608462

Elaine Cristina Cambui Barbosa

— Pesquisadora —  

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Católica do Salvador, mestrado e doutorado em Ecologia e Biomonitoramento pela Universidade Federal da Bahia. Atualmente é pesquisadora do Núcleo de Inovação Tecnológica em Reabilitação (NITRE -UFBA) pós-doutoranda PNPD Capes da Pós-Graduação em Difusão do Conhecimento (UFBA). Área de atuação está voltada nos estudos com Modelagem Computacional e Sistemas Complexos em Ecologia.
Link CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/6159095714435412

Fabrício S. C. Oliveira

— Pesquisador Associado —

Dr. Fabricio Oliveira é professor e pesquisador do Instituto de Oceanografia da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Sua linha de pesquisa está voltada ao uso de dados de sensoriamento remoto a bordos de satélites na observação e monitoramento da dinâmica oceânica, com ênfase em radares altimétricos e escaterômetros, e radiômetros termais e de microondas. Além disso, tem experiência nas áreas de modelagem hidrodinâmica dos oceanos e aquisição e processamento de dados observacionais.
Link CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/5741449115013966

Felipe Alexandre Santana Barbosa

— Pesquisador —  

Estudante de Iniciação Científica pela Universidade Federal da Bahia, no curso de Ciências Biológicas. Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Ecologia Microbiana e Bioinformática. Atualmente faz parte do grupo de pesquisas no BIOME Lab (Bioinformatic and Microbial Ecology), na Universidade Federal da Bahia, coordenado pelo professor Pedro Milet Meirelles.
Link CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/9737184625862615

Fernanda da Silva Telles

— Estudante de Pós-Graduação / Doutorado —

Oceanóloga pela Universidade Federal do Rio Grande (2015) e Mestre em Oceanografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2019). Atualmente é estudante de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Geofísica da Universidade Federal da Bahia (UFBA) integrando o Grupo de Oceanografia Tropical (GOAT). Tem experiência na área de Oceanografia Física atuando principalmente na análise de dados de modelos numéricos da circulação oceânica de meso- e submesoescala no Atlântico Sudoeste.
Link CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/7710367578712100

Fernando Antônio do Nascimento Feitosa

— Pesquisador —  

Possui Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Pernambuco (1978), Mestrado em Oceanografia pela Universidade Federal de Pernambuco (1988) e Doutorado em Oceanografia (Oceanografia Biológica) pela Universidade de São Paulo (1997). Atualmente é Professor Associado 1 da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Oceanografia, com ênfase em Produtividade Fitoplanctônica Marinha, atuando principalmente nos seguintes temas: estuário, fitoplâncton, hidrologia, composição e biomassa.

Franciele Oliveira Santana

— Pesquisadora —

Possui graduação em Química pela Universidade Federal da Bahia (2014). Mestre em Química Analítica (2016) e atualmente doutoranda pelo programa de Pós-graduação em Química da UFBA. Faz parte do grupo de pesquisa LAQUAM (Laboratório de Química Analítica e Ambiental) desde 2011, onde desenvolve pesquisas em Química Analítica Ambiental. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Análise Ambiental e Ensino de Química, atuando principalmente nos seguintes temas: poluição atmosférica, monitoramento ambiental, técnicas de amostragem de ar e água, cromatografia e Educação Ambiental.
Link CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/4120596674117935

Gabriel Bittencourt Farias

— Pesquisador / Análise de fito e zooplâncton —

Doutorando em Oceanografia na Universidade Federal de Pernambuco. Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2017), Mestre em Oceanografia pela Universidade Federal de Pernambuco (2019). Tem experiência em Oceanografia Biológica, atuando principalmente em Ecologia do Plâncton marinho e estuarino, biomassa e produtividade planctônica e zooplâncton demersal.
Link CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/4183787512538558

Gisele Olímpio da Rocha

— Pesquisadora —  

Possui graduação em Química-Licenciatura pelo Departamento de Química da Universidade Estadual de Maringá – UEM – (1998); doutorado em Química pelo Instituto de Química de Araraquara, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP – (2003), com estágio supervisionado (Doutorado Sanduíche) na Division of Environmental Health and Risk Management, School of Geography, The University of Birmingham, em Birmingham, Reino Unido e Pós-Doutorado em Energia e Ambiente pela Universidade Federal da Bahia – UFBA – (2006). Realizou um período sabático de um ano no Departamento de Ciências Atmosféricas e Oceânicas da Universidade da Califórnia, Los Angeles (UCLA), Los Angeles, Estados Unidos. Foi membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências para o quinquênio 2011-2015 e é membro-júnior da Academia de Ciências da Bahia entre 2016-2020. Ainda, é Professor Associado I do Instituto de Química da Universidade Federal da Bahia e Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – nível 2. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Análise de Traços e Química Ambiental, Química Atmosférica e também em Química de Alimentos, atuando principalmente nos seguintes temas: química analítica ambiental, atmosfera, espécies reativas de oxigênio, interferentes endócrinos, química de alimentos, biodiesel, compostos orgânicos voláteis e determinação de substâncias orgânicas e inorgânicas em diferentes matrizes.
Link CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/7767998250007993

Iara Hortal de Padua Crepaldi

— Jornalista – Imprensa —  

Jornalista autônoma, com 20 anos de experiência em redação e edição de veículos impressos, on-line e projetos audiovisuais, além de atuação na concepção e na edição de projetos multiplataformas de branded content em mídias impressas e digitais (tablet, smartphone, internet, vídeo e revistas) por sete anos. Trabalhou para empresas como Greenpeace, Trip, Folha de S.Paulo, Editora Abril, MTV, Prodigo, Instituto Cultural Itaú, New Content, Agência Galo e Nuova, e para clientes como TAM,Bradesco, Cyrela, Fastshop, Boticário, CCR, EDP etc. Atuou como colaboradora internacional por cerca de quatro anos, com residência em Londres e em Paris, período no qual escreveu “Os Endereços Curiosos de Paris”. De volta ao Brasil, escreveu também “Os Endereços Curiosos de Salvador”. Foi aluna especial de mestrado na FFLCH-USP(Do afro ao brasileiro, 2019), na ECA-USP (Patrimônio Histórico, Arte e Cultura:Inventários no Brasil, 2019) e no IAHC-UFBA (Cultura e Sociedade, 2018). Colaborou com o grupo de pesquisa multidisciplinar Ecoarte (UFBA), em pesquisa sobre as ilhas da Baía de Todos os Santos.
Link CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/8527941716638836

Iasmim de Deus Gargur Leal

— Pesquisadora / Análise química do material particulado em suspensão na água —  

Técnica em Meio Ambiente (2013) formada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI); Operadora de sonda de perfuração (2012) pelo Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (PROMINP); Curso básico e avançado de mergulho pela NAUI;  Oceanógrafa (2018) formada pelo Instituto de Geociências (IGEO) da Universidade Federal da Bahia (UFBA); Atualmente mestranda (2018-2020) do Programa de Pós-Graduação em Geoquímica: Petróleo e Meio Ambiente (POSPETRO) da UFBA, integrante do laboratório de Geoquímica Marinha (Geoqmar) e dos projetos “Efeito das mudanças climáticas sobre a distribuição dos manguezais do sul do Brasil” e “Biocomplexidade e Interações Físico-Químico-Biológicas em Múltiplas Escalas no Atlântico Sudoeste”.
Link CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/8957822167570036

Jailson Bittencourt de Andrade

— Vice-Coordenador —

Professor Titular e Pró-Reitor de Pós-graduação e Pesquisa do Centro Universitário SENAI-CIMATEC. É pesquisador do CNPq desde 1988, atualmente está no nível 1A. É Licenciado e Bacharel em Química (UFBA), Mestre em Ciências (UFBA), Doutor em Ciências em Química Analítica e Inorgânica (PUC-RJ), realizou estudos em nível de Pós-Doutorado no Brookhaven National Laboratory (NY-USA), foi pesquisador visitante no Desert Research Institute (NV-USA) e foi Secretário Nacional de Polícias e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do MCTIC (2015-2017), onde entre outros, Coordenou a elaboração da Estratégia Nacional de Ciência e Tecnologia ?Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Econômico e Social? (2016-2022). Foi Coordenador da Área Interdisciplinar da CAPES (2018) e Coordenador do CA-QUI e Membro do CD-CNPq. É Membro da Ordem Nacional do Mérito Científico, no grau Comendador (1998) e foi promovido a Grã Cruz em 2019). Membro Titular da Academia Brasileira de Ciência (Vice-Presidente Regional NE&ES 2019-2022), Presidente da Academia de Ciências da Bahia e Fellow da Royal Society of Chemistry (2014). É Professor Titular da UFBA aposentado, mas continua atuando na UFBA no âmbito do PROPAP e Coordenando o Centro Interdisciplinar de Energia e Ambiente (CIEnAm-UFBA). Ex-Editor do Journal of the Brazilian Chemical Society (1990-2012) é Editor Associado do Microchemical Journal (Elsevier), Editor Chefe na área de Química dos Anais da Academia Brasileira de Ciências, Editor Associado da Analytical Methods (RSC) e Membro do Editorial Advisory Board do JBCS. É Coordenador do INCT em Energia e Ambiente e Coordenador do Estudo Multidisciplinar da Bahia de Todos os Santos ? Projeto Kirimurê. Foi Secretário Regional, 1o Secretario, Presidente e Conselheiro da Sociedade Brasileira de Química. Em 2016 a Sociedade Brasileira de Química criou o Prêmio QNInt ?Jailson Bittencourt de Andrade? que é conferido a professores e estudantes que tenham contribuição original e criativa para a formação do Químico, sob forma de texto, experimento, vídeo, música ou imagem, compreendendo todas as áreas da Química. Dentre as varias homenagens recebidas destacam-se: Medalha Simão Matias (SBQ); Medalha Anísio Teixeira (FAPESB), Premio Roberto Santos de C&T (FAPESB); Medalha Almirante Tamandaré (Marinha do Brasil); Medalha do Pacificador, Duque de Caxias (Exército Brasileiro) Medalha 70 anos da Pontifícia Universidade Católica do RJ e JBCS Medal of Honor 2016. Hobby: Leitura e Navegação.
Link CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/4049958660392553

Jorge Eduardo Lins Oliveira

— Pesquisador —  

Possui graduação em Ciências Biológicas com Bacharelado em Biologia Marinha pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1980) e doutorado em Ciências pela Université Pierre et Marie Curie – Paris 6 – França (1991). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, lotado no Departamento de Oceanografia e Limnologia. Desde 1993 responde pela chefia do Laboratório de Biologia Pesqueira, e a partir de 2004, também pelo Laboratório de Mergulho Científico. Tem experiência na coordenação e desenvolvimento de projetos técnicos e científicos nas áreas de Zoologia, Recursos Pesqueiros, ecologia e Meio Ambiente, atuando principalmente nos seguintes temas: ecologia aplicada -conservação de espécies marinhas, biologia pesqueira, pesca, bioecologia aquática e avaliação ambiental em áreas de exploração petrolífera.

José Garcia Vivas Miranda

— Pesquisador —  

 Possui graduação em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995), mestrado em Física pela Universidade Federal da Bahia (1997) e doutorado em Ciências Ambientais – Universidad de La Coruña (2000). Atuou como pesquisador em regime de pós-doutoramento em duas ocasiões na universidade de La coruña – ES e uma vez na Universidade de Harvard – USA. Atualmente é professor da Universidade Federal da Bahia. Tem experiência na área de sistemas complexos, com ênfase em modelos computacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: fractais, redes complexas, modelos em ecologia, neurociência,  e biomecânica.
Link CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/1608472474770322

Karla Brunet

— Divulgação científica / Arte&Ciência —  

Doutora em Comunicação Audiovisual (UPF, Espanha – Bolsa Capes) e mestre em Artes Visuais (Academy of Art University, São Francisco, EUA – Bolsa CAPES). Participou de diversas exposições de fotografia e arte eletrônica no Brasil, Europa, Oriente Médio, América do Norte e América do Sul. Em 2014/2015, realizou pesquisa na UDK (Universität der Künste Berlin – Bolsa Capes), na Alemanha. Karla é professora do IHAC/UFBA e coordena o Grupo Ecoarte, onde pesquisa projetos de intersecção de arte, tecnologia e meio ambiente. Suas práticas artísticas envolvem fotografia, videoarte, visualização de dados, ambiente sensorial, arte híbrida, performance audiovisual, web art, mapping art e games, sempre com foco em experiências na natureza. Website:http://www.karlabru.net
Link CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/6751479327092804

Leonardo Vieira Bruto da Costa

— Pesquisador —  

Bacharel em Ciências Biológicas (2007), Mestre em Saúde Humana e Meio Ambiente (2012) e Doutorado em Oceanografia (2017) todos pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atualmente, trabalha como Biólogo (Técnico de Nível Superior) na UFPE, lotado no Laboratório de Oceanografia Física Estuarina e Costeira (LOFEC) do Departamento de Oceanografia (DOCEAN). Possui experiências nas áreas de Oceanografia, Meio Ambiente, Mudanças Climáticas e Interação Oceano-Atmosfera.
Link CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/8247928684193229

Luís Felipe Mendonça

— Oceanógrafo físico e responsável pela instalação e manutenção dos equipamentos

Formado em Oceanologia pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), sou Doutor e Mestre em Sensoriamento Remoto pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente sou Professor de Sensoriamento Remoto no Departamento de Oceanografia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Meu perfil acadêmico/profissional está direcionado para estudos e aplicações do sensoriamento remoto e modelagem numérica na oceanografia. Possuo expertise em modelagem numérica e estudos ambientais de interação oceano-atmosfera no oceano atlântico sul. Em meu pós-doutorado estudei o impacto de eventos sinóticos na dinâmica da Plataforma Continental Sul Brasileira e oceano atlântico sudoeste, através da modelagem numérica acoplada oceano-atmosfera e o sensoriamento remoto. Possuo dois cursos técnicos na área de eletromecânica e instrumentação de sistemas, com experiência em linguagens de programação e processamento de dados de sensoriamento remoto.
Link CV Lattes:  http://lattes.cnpq.br/0858411444864247

Letícia Lazzari

Pós Doutoranda —

Bacharelado em Oceanografia pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) (2009). Mestrado em Química Analítica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) (2012). Doutorado em Química pela (PUC-Rio) com período sanduíche no exterior (SWE- CNPq) no Massachusetts institute of Techonology (MIT) (2016). Licenciatura em Química pela Universidade Cândido Mendes (AVM) (2017). Pós-doc em andamento na PUC-Rio. Possui experiência em determinação de compostos orgânicos como hidrocarbonetos, esteróis e carbono negro, nutrientes inorgânicos, elementos traços e isótopos de C, N e Pb em matrizes ambientais e experiência em produtos naturais marinhos. Possui conhecimento das técnicas de GC-MS, GC-FID, ICP-MS, análise elementar de C e N. Membro da Sociedade Brasileira de Química (SBQ), membro da American Geophysical Union (AGU), membro da The Oceanography Society (TOS) e membro da European Association of Geochemistry (EAG).
Link CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/4468248095258113

Madson Nascimento

— Responsável pela análise de material particulado e água por cromatografia acoplada à espectrometria de massas —

Possui graduação em Química pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2014) e Mestrado em Química pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2016). É doutorando em Química Analítica do Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal da Bahia, onde desenvolve pesquisas no Centro Interdisciplinar de Energia e Ambiente – CIEnAm. Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos e também em Química Analítica, onde já atuou nos seguintes temas: desenvolvimento e otimização de métodos analíticos para análise multielementar empregando espectrometria de absorção atômica com chama (F AAS), espectrometria de emissão óptica com plasma indutivamente acoplado (ICP OES), espectrometria de massas com plasma indutivamente acoplado (ICP-MS), geração de vapor químico (HG AAS) para determinação de Se, otimização e validação de métodos cromatográficos. Atualmente, realiza pesquisas na área de Química Analítica e Ambiental, desenvolvendo novos procedimentos analíticos e investigando as concentrações de poluentes orgânicos, tais como: PACs, VOCs, POPs e CUPs, em amostras ambientais.
Link CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/8704012819439846

Marcelo Caetano Barreto Rosa

 Pesquisador / Historiador e Oceanógrafo

Como Historiador pretende integrar a equipe responsável pelo Diário de Bordo e pela divulgação da produção científica do ProAntar para o grande público e expandir o programa de alfabetização científica. Como oceanógrafo faz parte da equipe de Oceanografia Física auxiliando na coleta e processamento de dados oceanográficos. Além de integrar o time responsável pelo Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto.  
Link CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/8501378557007446

Marcus André Silva

— Pesquisador —  

Formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Pernambuco, com Mestrado e Doutorado em Oceanografia Física pela mesma universidade. Atualmente sou Professor Adjunto no Departamento de Oceanografia da Universidade Federal de Pernambuco. Tenho experiência em Oceanografia Física e Modelagem Matemática, com ênfase em meio ambiente, atuando principalmente nos seguintes temas: modelagem matemática de processos oceanográficos, dinâmica costeira e oceânica, interação oceano-atmosfera, Atlântico tropical e derrames de hidrocarbonetos.
Link CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/8863425142791710

Mariana Miranda Lessa

— Pesquisadora / Bióloga —  

Aluna de doutorado em Ecologia pelo Laboratório de Hidrobiologia, onde atua desde 2015. Possui graduação em Ciências Biológicas – Genética pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e mestrado em Ecologia pelo Programa de Pós- Graduação em Ecologia (PPGE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Link CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/6044935948063021

Mauro de Melo Junior

— Pesquisador / Biólogo e Planctólogo —  

Bacharel em Ciências Biológicas (UFRPE, 2002), mestre em Oceanografia (UFPE, 2005) e doutor em Ciências/Oceanografia Biológica (USP, 2009). Desde agosto de 2018, é Professor Associado I do Departamento de Biologia, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (DB/UFRPE). Orienta alunos de Iniciação Científica e de Extensão (Ensino Médio e Graduação), bem como de Pós-graduação em Ecologia e Biodiversidade e Conservação. É supervisor de pós-doutorado, coordena o Laboratório de Ecologia do Plâncton (LEPLANC) e é o atual Coordenador do Programa de Pós-graduação em Ecologia (2017-2019). Coordena atualmente o projeto extensionista A Vida em Uma Gota D’água (financiado pela FACEPE), desde agosto de 2018. Na pesquisa, tem experiência nas áreas de Ecologia e Experimentação com Invertebrados Aquáticos, atuando principalmente em pesquisas sobre diversidade e monitoramento de organismos planctônicos, zooplâncton como indicador ambiental e produtividade secundária em ecossistemas aquáticos. Tem experiência ainda em Sistemática de copépodes e decápodes platônicos estuarinos e marinhos.
Link CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/6735233221650148

Miguel Loiola Miranda

— Pesquisador —  

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Bahia em 2009. Mestre (2012) e Doutor (2018) em Ecologia e Biomonitoramento pela mesma instituição. Mergulhador NAUI. Tem experiência na área de ecologia e conservação marinha, tendo os recifes de corais como principal objeto de estudo. Participa desde 2009 do Programa de Monitoramento dos Recifes da Costa Leste do Brasil, atuando como pesquisador associado do Grupo de Pesquisas em Recifes de corais e Mudanças Globais (RECOR-UFBA). Atualmente desenvolve trabalhos que avaliam o efeito de impactos antrópicos locais e das mudanças climáticas globais sobre os ecossistemas de recifes de corais. O aumento do aporte de sedimento e a elevação da temperatura dos oceanos, sobre a ecologia e fisiologia de corais construtores de recifes, têm sido avaliados através de trabalhos mensurativos ‘in situ’ e experimentos manipulativos em laboratório. Adicionalmente desenvolve estudos sobre pesca artesanal e estudos ecológicos sobre ictiofauna costeira e continental. Estudos específicos sobre efeitos da pesca sobre as comunidades de peixes e sobre a gestão, manejo e governança de unidades de conservação são conduzidos, paralelamente, em parceria com pesquisadores da Universidade Federal da Bahia e de outros centros de pesquisa do Brasil.
Link CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/2501772489837030

Mikhael P. Marques Vivas

— Pesquisador / Química Analítica —  

Graduado em Química pela Universidade do Estado da Bahia(UNEB), CAMPUS I, participou de um projeto de iniciação científica orientado pelo professor Dr. Antônio Luiz de Almeida em 2013/2014 titulado: Estudo teórico dos processos físicos e químicos da adsorção de SO2 em superfícies de MGO(001). Participou de todas as edições da  semana de química da UNEB(SQU) dentre os anos 2011 a 2016, foi membro da comissão organizadora da SQU por dois anos 2015/2016. Atualmente é estudante de programa de pós graduação em química (PPGQ-UFBA) trabalhando em “Desenvolvimento de método analítico para determinação de interferentes endócrinos: Aplicação em amostras de água”, possui experiência com cromatografia líquida acoplada aos detectores de arranjo de fotodiodos, fluorescência e espectrômetro de massas (UFLC-PDA-FLD-MS) e realiza pesquisas na área Química Analítica e Ambiental desenvolvendo métodos analíticos e investigando a presença de compostos orgânicos como hormônios, alquilfenóis e ftalatos em matrizes ambientais.
Link CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/3746613861255562

Moacyr Cunha de Araújo Filho

— Coordenador Geral —  

Engenheiro Civil pela Universidade Federal de Pernambuco (1985), com Mestrado em Hidráulica e Saneamento pela Universidade de São Paulo (1991), Especialização (D.E.A. – 1992) e Doutorado (DSc. – 1996) em Physique et Chimie de l´Environnement pelo Institut National Polytechnique de Toulouse, França. Atualmente é Professor Associado do Departamento de Oceanografia (DOCEAN) e coordenador do Centro de Estudos e Ensaios em Risco e Modelagem Ambiental (CEERMA) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Tem experiência nas áreas de Mecânica dos Fluidos e Oceanografia, atuando principalmente nos seguintes temas: Turbulência em sistemas geofísicos; Interação oceano-atmosfera; Modelagem matemática e simulação numérica da hidrodinâmica e dos ciclos biogeoquímicos de sistemas hídricos superficiais. Co-chair do Projeto Prediction and Research Moored Array in the Tropical Atlantic e membro do Scientific Steering Committee (SSC-PIRATA). Co-coordenador do Grupo de Trabalho 1 Base Científica das Mudanças Climáticas do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas, e membro de seu Comitê Científico. Coordenador da Rede Brasileira de Pesquisas sobre Mudanças Climáticas Globais – Rede CLIMA, e membro de seu Comitê Científico. Membro do Comitê de Ciências do Mar (CCM/SEPED/MCTI). Membro do Conselho Técnico Científico (CTC) do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (CEMADEN). Membro do CLIVAR-Atlantic Region Panel (ARP) of the World Climate Research Programme?s Climate Variability and Predictability (WCRP/CLIVAR) Project (2014-2018). Membro do International Scientific and Technical Advisory Board (ISTAB) do EU Horizon 2020 project AtlantOS: Optimizing and Enhancing the Integrated Atlantic Ocean Observing System (2015-2019). Membro do Author Team for the Atlantic Ocean Observing System Blueprint 2019. Membro do Scientific Advisory Committee (SAC) do Inter-American Institute for Global Change Research (IAI). Expert Reviewer do Working Group I (WGI) do IPCC Sixth Assessment Report (AR6).
Link CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/3645486282001832

Pablicio Vieira Moura

— Pesquisador —

Estudante de Geografia na Universidade Federal da Bahia e bolsista CNPq de Iniciação Científica no projeto ”Ondas Internas e Sólitons na região da foz do Amazonas” coordenado pelo professor Carlos Lentini. Possui experiência na área de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto, aplicados a estudos das zonas costeiras.
Link CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/3254235746183292

Paulo Henrique Rezende Calil

— Pesquisador —

Possui bacharelado em Física pela Universidade de São Paulo (1999), mestrado em Oceanografia Física pela Universidade de São Paulo (2002) e doutorado em “Oceanography” pela “University Of Hawaii At Manoa” (2009). Em 2009 e 2010 foi “post-doctoral Investigator” na Woods Hole Oceanographic Institution, onde trabalhou com modelagem biogeoquímica. Em 2011 foi cientista do National Institute of Water and Atmospheric Research (NIWA), em Wellington, na Nova Zelândia, trabalhando com interações físico-biológicas no Oceano Pacífico Sul. Desde março de 2012 a abril de 2019 foi professor adjunto do Instituto de Oceanografia da Universidade Federal do Rio Grande, onde criou o Laboratório de Dinâmica e Modelagem Oceânica (DinaMO). Trabalha com modelagem numérica, modelagem biogeoquímica, interações físico-biológicas no oceano e dinâmica de meso- e submesoscala.
Link CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/3578862761810789

Pedro Augusto M. de Castro Melo

— Pesquisador —

Bacharel em Ciências Biológicas/ Ciências Ambientais pela UFPE (2006), Especialista (2006), Mestre (2009) e Doutor (2013) em Oceanografia pela UFPE. Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Oceanografia da Universidade Federal de Pernambuco (DOCEAN/UFPE). Tem experiência na área de Oceanografia, com ênfase em Oceanografia Biológica, atuando principalmente nos seguintes temas: plâncton Marinho e Estuarino, Produtividade, Copepoda, biomassa, diversidade e monitoramento de organismos planctônicos, Interação plâncton x fatores abióticos e ecologia marinha. É colaborador do Programa de Pós-graduação em Oceanografia (PPGO-UFPE) desde 2017, e membro permanente do Programa de Pós-graduação em Sistemas Aquáticos Tropicais (PPGSAT-UESC) desde 2014.
Link CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/6228329544284162

Pedro Milet Meirelles

— Pesquisador / Análises de microbiomas e integração de dados 

Professor Adjunto do Instituto de Biologia da Universidade Federal da Bahia. Membro permanente da Pós-Graduação em Microbiologia (UFBA). Tem como principal interesse a Biologia Integrativa, especialmente relacionada a ambientes marinhos. Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Bahia (setembro de 2009). Mestre e Doutor em Genética no Instituto de Biologia na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência em Ecologia, Microbiologia, Bioinformática e Genética. Atua principalmente nos seguintes temas: microbiologia/metagenômica e ecologia de ambientes marinhos e Bioinformática. 
Link CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/4776399552312353

Raphael Silva do Rosário

— Pesquisador —

Possui graduação em Física pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2011), mestrado (2013) e doutorado em Física pela Universidade Federal da Bahia (2017). Atualmente é professor da Universidade Federal da Bahia e atua principalmente na área de Neurofísica e Sistemas Complexos. Tem experiência na área de Instrumentação em Física, Sistemas Inteligentes, Redes Complexas, Modelos Computacionais e Neurociência.
Link CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/5601958689947032

Renato da Silva Carreira

— Pesquisador geoquímica orgânica —

Professor Associado no Departamento de Química da PUC-Rio. Possui graduação (1990) em Oceanografia pela UERJ, com mestrado (1994) e doutorado (2000) em Química pela PUC-Rio. Estágio sênior no Alfred Wegener Institute of Polar and Marine Science (2017). Coordenador  do Laboratório de Estudos Marinhos e Ambientais (LabMAM) da PUC-Rio. Atua nas seguintes linhas de pesquisa: (i) Geoquímica orgânica marinha: uso de indicadores moleculares e isotópicos para avaliar a variabilidade natural e os impactos antrópicos sobre o ciclo da matéria orgânica, assim como em estudos paleoceanográficos; (ii) Avaliação, diagnóstico e monitoramento da contaminação por hidrocarbonetos e esgotos em sistemas aquáticos.
Link CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/5554472337681978

Rodolfo Pinheiro da Rocha Paranhos

— Pesquisador —

Concluiu o doutorado em Ciências Biológicas pela UFRJ em 2002, tendo sido aluno do Dr. Wolfgang Pfeiffer e da Dra. Leda Mendonça-Hagler. Atualmente é Professor Associado da UFRJ, pesquisador bolsista do CNPq (nível 2). Publicou 74 artigos em periódicos especializados (que foram citados 841 vezes no Web of Science e com índice h = 17). Possui 20 capítulos de livros e 3 livros publicados. É Editor Associado da revista PlosOne desde 2012. Nos últimos anos participou de 12 eventos no exterior e 8 no Brasil. Orientou 1 tese de doutorado, 3 dissertações de mestrado e 3 alunos de Pós-doutorado, além de ter orientado 5 trabalhos de conclusão de curso de especialização, 16 trabalhos de iniciação científica (9 deles monografias em Biologia Marinha), e 72 alunos do CEFET-Química. Foi revisor de artigos para 9 diferentes jornais científicos (no Brasil e no exterior). Atualmente participa de 7 projetos de pesquisa, sendo que coordena 3 destes. Atua na área de Ciências ambientais e Oceanografia Química e Microbiológica, com ênfase em nutrientes, qualidade de água e bacterioplâncton. Foi pioneiro na aplicação da citometria de fluxo nas ciências ambientais no país, sendo responsável pela UCEA (Unidade de Citometria de Fluxo Aplicada a Ecologia Aquática e Oceanografia, no IB-UFRJ). Em suas atividades profissionais interagiu com 75 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Em seu currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Guanabara Bay, water quality, eutrophication, citometria em fluxo, monitoring, bacterial abundance, bacterial production, microbial diversity e Brazil. Participa ainda de programas de monitoramento e avaliação ambiental, com ênfase na área de petróleo.

Sabrina Teixeira Martinez

— Pesquisadora —

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Católica de Pelotas (2005), mestrado e doutorado em química pelo Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009 e 2013, respectivamente). Durante o doutorado realizou um ano de doutorado Sanduíche na Karl-Franzens-Universität Graz-Áustria (abril/2012 -março/2013). Atualmente é editora associada júnior da Revista Virtual de Química (RVq) (ISSN 1984-6835), credenciada no quadro de professores permanentes do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia Marinha (IEAPM/UFF) e pós-doutoranda no Centro Interdisciplinar de Energia e Ambiente (CIEnAm).

Samires Moura Pinheiro

— Pesquisadora —

Possui bacharelado em Engenharia Ambiental e Sanitária pela Universidade Salvador (2016). Mestre em Geoquímica do Petróleo Ambiental pela Universidade Federal da Bahia (2019) e Técnica em Exploração de Petróleo e Gás natural pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia. Possui experiência ampla na área laboratorial, trabalhando com análises cromatográficas de combustíveis, em testes com bio adsorventes para o tratamento de resíduos inorgânicos e no desenvolvimento de um multibioprocesso de remediação aplicáveis em áreas costeira impactadas pela atividade petrolífera. Enquanto estudante de graduação e pós graduação adquiriu expertise laboratorial em análises inorgânicas e orgânicas nas matrizes sedimento, água e material particulado em suspensão. Atualmente, doutoranda em Energia e Ambiente pelo Centro Interdisciplinar de Energia e Ambiente estudando as mudanças temporais na deposição de marcadores orgânicos moleculares durante diferentes estágios de sucessão de um manguezal em área de carcinicultura.
Link CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/9132645257863186

Shinichi Ito

— Pesquisador —  

Bacharel em Geofísica (Oceanografia Física), pela Universidade de Hokkaido, Japão (1989), mestre em Geofísica (Oceanografia Física) pela Universidade de Hokkaido (1991) e Ph.D na Faculdade de Ciências da Universidade de Hokkaido (1995). Atualmente é professor do departamento de recursos marinhos vivos da Universidade de Tóquio.

Sigrid Neumann Leitão

— Pesquisadora —

Possui graduação em Engenharia de Pesca pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1974), mestrado em Oceanografia pela Universidade Federal de Pernambuco (1986) e doutorado em Ciências da Engenharia Ambiental pela Universidade de São Paulo (1994). Tem especialização em Oceanografia pela Universidade de São Paulo (1983) e especialização em Estatística Aplicada à Biologia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1989). Fez estágio de Pós-Graduação no Torry Research Station, Escócia (1975-1976). Atualmente é Professora Titular da Universidade Federal de Pernambuco. Foi Chefe do Departamento de Oceanografia no período 2008 a 2012 e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Oceanografia de 1999-2001. Atua no Programa de Pós-Graduação em Oceanografia da UFPE. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Zooplâncton, atuando principalmente nos seguintes temas: estuário, recifes, tropical, biodiversidade, bioindicadores, zooplâncton e dinâmica das comunidades.
Link CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/3909059819593169

Sophie Clayton

— Pesquisadora —  

Professora Assistente de Ciências do Oceano, Terra e Atmosfera da Universidade Old Dominion, Estados Unidos, recebeu o seu o título de Ph.D. em Oceanografia Física pelo Instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT) e pelo Programa Conjunto Oceanográfico de Woods Hole em Oceanografia (2013). É Bacharel em Ciências Oceânicas (2007) pela Universidade de Bangor, Reino Unido, e em Belas Artes (2001) pela Universidade de Middlesex University, Londres.

Stuart Paul Bishop

— Pesquisador —

Possui graduação em física pela Universidade de Clemson, Estados Unidos (2006) e Ph.D em Oceanografia pela Universidade de Rhode Island, Estados Unidos (2012). Atualmente é Professor Assistente de Oceanografia Física no departamento de Ciências Marinhas, Terrestres e Atmosféricas da Universidade de Carolina do Norte. Suas pesquisas envolvem Papéis de vórtices de mesoescala e submesoescala na circulação oceânica, interação oceano-atmosfera, variabilidade de oxigênio dissolvido, carbono oceânico e absorção de calor.

Tamires Matos Barbosa

— Pesquisadora —

Graduanda em Oceanografia pela Universidade Federal da Bahia – UFBA. Curso básico de mergulho certificado pela SSI; Curso de ARCGIS certificado pela UFBA; Iniciação científica em de Oceanografia Física, com execução de rotinas no MATLAB; Iniciação científica no Grupo de Estudos Foraminíferos – GEF; Iniciação científica no Laboratório de Ecologia Bentônica – LEB; trabalho voluntário na PREAMAR Gestão Costeira com ênfase em educação ambiental; Membro do EDUCAMARES – grupo de educação ambiental marinha com foco em unir a educação científica com a social. Atualmente atuando como Iniciação Científica na área de Oceanografia Química/Poluição marinha no Laboratório de Geoquímica Marinha – GeoQMAR.
Link CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/4365865856959665

Tatiane Combi

— Pesquisadora / Geoquímica e Poluição Marinha

Possui graduação em Oceanografia pela Universidade Federal do Paraná (2009), mestrado em Sistemas Costeiros e Oceânicos (PGSISCO) pela Universidade Federal do Paraná (2012) e doutorado em Ciências Ambientais:Tutela e Gestão de Recursos Naturais pela Universidade de Bolonha (2016). Atualmente é Professora Adjunta na Universidade Federal da Bahia (UFBA) atuando principalmente nos seguintes temas: contaminantes emergentes, POPs, sedimentos, testemunhos sedimentares, poluição marinha, produtos de cuidados pessoais (PCPs).
Link CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/5971387012451773

Vânia Palmeira Campos

— Pesquisadora —  

Possui graduação em Química pela Universidade Federal da Bahia (1971), mestrado em Química pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1974) e doutorado em Química pela Universidade Federal da Bahia (1995). Professora Titular do Instituto de Química da UFBA, onde desenvolve atividades de ensino em cursos de Química Analítica e Química Ambiental e orienta alunos de mestrado e doutorado na área de Química Atmosférica como linha básica, Química Ambiental como linha aplicada, incluindo Qualidade de água e do ar, além de desenvolvimento de técnicas de amostragem de ar e de água. Faz parte do corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Química do IQ/UFBA e do Mestrado em Meio Ambiente, Águas e Saneamento (MAASA) do Departamento de Engenharia Ambiental (DEA) da Escola Politécnica da UFBA. Foi Pesquisadora Visitante nas Universidades de Heidelberg, Karlsruhe, Dortmund e Frankfurt, na Alemanha e no Centro de Energia da Holanda. É líder do Grupo de Pesquisa do Laboratório de Química Analítica Ambiental do Departamento de Química Analítica do IQ/UFBA (LAQUAM), pesquisadora integrante do Grupo de Recursos Hídricos (GRH) do DEA e integrante da Rede de Análises para a Qualidade Ambiental na América Latina (RACAL). Chefiou o Departamento de Química Analítica do IQ/UFBA de 2007 a 2011.

Wilton Zumpichiatti Arruda

— Pesquisador —

Bacharel em Informática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990), Mestre em Matemática Aplicada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991), Doutor em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996) e Ph.D. em Oceanografia Física pela Florida State University (2002). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Oceanografia, com ênfase em Oceanografia Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Correntes de Contorno Oestes, Altimetria, Variabilidade Climática, Vórtices de Mesoescala e Ondas não lineares.
Link CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/5418161512141459