Biologia- Richard Wonder

Richard Wonder/UFPE

Durante a primeira fase que estive embarcado na OPERANTAR XLI, integrei a equipe da biologia do projeto MEPHYSTO, fiquei responsável pelos arrastos das redes de plâncton, que engloba a captura do fitoplâncton (organismos microscópicos fotossintetizantes) como também do zooplâncton (parcela de organismos microscópicos heterotróficos), além de ficar encarregado de realizar os arrastos da rede para as análises de microplásticos.

Com a realização desses arrastos de plâncton, tivemos como objetivo: Investigar a variabilidade espacial (horizontal e vertical) da estrutura da comunidade planctônica autotrófica (fitoplâncton) e heterotrófica (zooplâncton); Estimar o impacto alimentar dos herbívoros planctônicos predominantes (como proxy do zooplâncton), considerando o gradiente horizontal e vertical.

Esse embarque foi de grande importância para o meu crescimento como Biólogo Marinho, mas além disso, contribuiu profundamente para o meu desenvolvimento como ser humano, pois em condições adversas (de muito frio) durante as coletas, é de fundamental importância o trabalho em equipe, contribuindo nas relações pessoais entre os envolvidos. Levo dessa experiência grandes amigos para a vida.  

– –

Leia mais relatos na seção A pesquisa pela equipe.

Confira também o Diário de bordo da expedição.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s