
Fui responsável pelo instrumento uCTD (Underway Conductivity, Temperature, and Depth) juntamente com o prof. Dr. Luis Felipe Ferreira de Mendonça. Foram coletados os dados físicos da superfície do mar com o objetivo de analisar a CBM (Confluência Brasil-Malvinas) e os vórtices formados na região. Desses dados foram extraídos gráficos com os perfis horizontais de temperatura e a variação dessa propriedade de estação para estação.
Também me fiz presente nas outras atividades programadas, ajudando na coleta de água utilizada para análise química e biológica, no lançamento e recolhimento das redes de arrasto de fitoplâncton e microplástico e na preparação dos balões para o lançamento das radiossondas. Auxiliei também no lançamento dos XBT’s (eXpendable BathyThermograph) e na plotagem de dados do mesmo, extraindo os perfis verticais de temperatura e salinidade que nos auxiliam a entender como funciona a variação das propriedades físicas da água do mar ao longo de uma determinada profundidade da coluna d’água.
Compartilhar essa experiência com todos os meus colegas pesquisadores do projeto Mephysto e afins foi muito gratificante e serviu como uma grande experiência que com certeza irá agregar na minha vida pessoal e profissional. Indo além, poder ver com os próprios olhos como anos de estudo se aplicam na prática é de fato algo extremamente satisfatório, essa foi a minha primeira experiência embarcado e espero muitas outras como essa.
– –
Leia mais relatos na seção A pesquisa pela equipe.
Confira também o Diário de bordo da expedição.