Terra Incognita – Sara Wheeler

92522583_647987439092918_6179423268437491712_oO livro Terra Incognita. Travels in Antarctica de Sara Wheeler (em inglês) é o resultado de sua residência no continente gelado apoiado pelo Antarctic Artists and Writers Program (AAW) da National Science Foundation (NSF). Sara, escritora contemplada nesse programa para escritores e artistas, teve a oportunidade de visitar diversas bases de pesquisa na Antártica. Sua chegada foi na estação norte americana de McMurdo na ilha de Ross.

Durante os meses do verão antártico, Sara visitou diversas estações como a italiana Zucchelli, na baia de Terra Nova e a neozelandesa Scott Base. Foram meses conhecendo acampamentos, pesquisas e paisagens. A escritora visitou a Scott’s Hut, conheceu o Erebus, Cape Crozier, Cape Bird, Cape Evans, Glaciar Mackay, Lake Bonney, Lake Hoare, monte Erebus entre outras localidades. Depois de um longo voo de Hércules, chegou no Polo Sul, onde acompanhou o trabalho realizado no grande telescópio do Polo Sul.

No mesmo verão, voltou de avião para a Nova Zelândia, de lá para Inglaterra e seguiu para as ilhas Malvinas de onde partiu para visitar a estação inglesa Rothera. Na visita a estação de seu país, levantou diversas questões sobre a situação da mulher na Antártica e na pesquisa nesse tipo de expedição. Sara faz um relato sobre as primeiras mulheres na Antártica e os livros que escreveram. Por lá, conheceu Sky-Hi Nunatak, Bluff, Faraday e Marsh.

De volta a Londres, sentiu que precisava conhecer o inverno na Antártica, então, em agosto do mesmo ano, voltou a base McMurdo e acompanhou as pesquisas nos acampamentos com Wooville I e II.

O livro é bem detalhado, nos leva a conhecer um pouco de cada lugar desse continente desconhecido por muitos. O relado de Sara faz uma retrospectiva histórica das primeiras expedições da Antártica e sua experiência. É um vai e vem que costura uma incrível narrativa do lugar.

[Texto/foto: Karla Brunet]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s