Navegação do Rio de Janeiro até Rio Grande, de 8 de outubro a 12 de outubro.
Os primeiro dias no navio foram bem tranquilos, adaptação à nova casa e me acostumando com o balanço do mar. Bom, digo dias tranquilos em relação ao balanço pois o mar estava calmo, pois atividades, tivemos muitas. Fizemos reuniões do projeto, reunião da Marinha com a gente para apresentar as regras do barco e expedição, treinamentos de incêndio, seleção das marfinities a serem abertas, montagem dos laboratórios, treinamento de voo de helicóptero… Tive atividades todo o tempo, não parei de fazer fotos e vídeos. E o melhor é que não enjoei (mas tomando remédios).
Tentei fazer academia no navio, mas o calor era intenso, o navio estava com algum problema na parte bem de baixo que não entendi o que era, parecia uma sauna. Disseram que iriam arrumar em Rio Grande. No primeiro dia, fiquei 20 minutos na bike e achei que ia desmaiar, sai. No segundo dia, colocaram uma placa dizendo para não ficarem mais de 20 minutos nos exercícios aeróbicos pois estava muito quente. No pedalar, lembrava algumas cicloviagens pela Bahia ao meio dia no asfalto e buscava forças para seguir. Pensava, é quase o mesmo que o pedal lá. Mas não era, pois não tinha o vento quente na cara, era muito abafado.
Outra coisa pessoal que me deixava tensa era a triliche, não sabia se iria conseguir dormir tantos dias engavetada. Por sorte, consegui. É bem apertado, mas melhor do que eu tinha imaginado, consigo virar de lado. Os primeiros dias foram complicados para entrar e sair da cama, logo acostumei e já faço rapidamente.
Bom, é só o começo, ainda temos muito mar pela frente…
[Texto/Fotos: Karla Brunet]